|

|
 


|
 
|
 
Institucional
A ACE
Localização
Fale Conosco
 
Ensino Superior
Direito
Fisioterapia
Pedagogia
Psicologia
Terapia Ocupacional
 
Vestibular
Vestibular Verão
Vestibular Inverno
 
Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão
Cursos oferecidos
 
Serviços e Informações
Biblioteca
Comissão - CPA/FGG
Ouvidoria
Calendário Acadêmico
Políticas Inst. e Acadêm.
Esportes da ACE
Ex-Alunos
Jornal da ACE
Crédito Educativo
 
Comunidade
Atendimento Jurídico
Clínicas de Fisioterapia
Clínica de Psicologia
Clínica de T.Ocupacional
Projetos Sociais
Parcerias
 

Faculdade Guilherme Guimbala
Curso de Direito


Visita técnica a Brasília/DF - Acadêmicos do curso de Direito


Os acadêmicos do curso de Direito fizeram uma visita técnica a Brasília/DF, acompanhados pela Profª. Pâmela Rosana Rego, coordenadora do NAC (Núcleo de Atividades Complementares), entre os dias 19 a 23 de agosto de 2013.

No primeiro dia de viagem, os acadêmicos iniciaram as visitas no Ministério Público Federal/Procuradoria Geral da República conhecendo as instalações e o museu (foto 01), após fizeram um tour pela cidade e conheceram a Catedral (foto 02) e o Palácio da Alvorada, onde puderem assistir a troca da Bandeira pelos Dragões da Independência (foto 03).

No dia 20 visitaram o Congresso Nacional (foto 04) em que conheceram as instalações e os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, bem como foram recebidos nos gabinetes do Deputado Marco Antonio Tebaldi (foto 05) e do Senador Paulo Bauer (foto 06). Encontraram nas dependências do Congresso o Senador Luiz Henrique da Silva (foto 07) e a Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (foto 08). Após foram ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde acompanharam a sessão da Turma composta pelos Ministros Luiz Fux, Presidente, Marco Aurélio, Rosa Weber, Roberto Barroso e Dias Toffoli, onde um dos processos que julgavam era referente a operação Furacão. Os acadêmicos tiraram foto oficial com o Ministro Marco Aurélio (foto 09). Também, no STF, conheceram as instalações e a história institucional da Corte e as pecas de arte do acervo histórico. Encontraram na referida Corte o Juiz Corregedor da Comarca de Joinville, Dr. João Marcos Buch (foto 10).

No terceiro dia, foram ao Tribunal Superior do Trabalho-TST, visitando o museu (foto 11) e assistindo a Seção da 1º Tuma. Na parte da tarde foram a Policia Federal e com visita guiada conheceram o museu, na Academia Nacional de Policia, e a Delegada Luciana proferiu uma palestra onde elucidou pontos relevantes da atuação da PF (foto 12)

No dia 22 a programação iniciou na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, recepcionados no BARbosa um espaço Legal (foto 13 ), onde conheceram a história institucional da OAB no museu e por último uma palestra sobre Exame de Ordem. A segunda visita do dia foi ao Superior Tribunal Militar – STM, que também, conheceram a trajetória desta Justiça no museu (foto 14), após tiveram uma palestra com o Ministro Aposentado Cherubim Rosa Filho e assistiram a uma Seção da Turma sobre a recepção de arma militar por um civil. Em seguida foram ao Palácio do Itamaraty conhecendo a história e a estrutura do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Por último foram ao Tribunal Superior Eleitoral conhecendo a história do sistema de votação no Brasil (foto 15) e em seguida assistiram a Seção da Turma.

No último dia os acadêmicos foram ao Palácio do Planalto conheceram as dependências, história (foto 16) bem como o Gabinete Presidencial. Para encerrar a semana de visitas foram ao Superior Tribunal de Justiça –STJ, onde puderam conhecer as instalações bem como a Corte Especial e o Tribunal Pleno (fotos 16).

A Profª Pâmela em conversa com os acadêmicos no retorno para Joinville, todos concluíram que a viagem superaram as expectativas, pois foi muito proveitosa e a turma esteve em clima de integração durante todo o tempo. Além de conhecerem a linda e progressista capital do Brasil, foi emocionante acompanhar, de perto, o cotidiano dos Tribunais de instância Superior e o Supremo, as duas casas que compõem o Congresso Nacional, onde são legisladas as Leis Nacionais. Tivemos a oportunidade ímpar de conhecer o Palácio do Planalto e adentrar no Gabinete Presidencial, bem como prestigiar a troca da bandeira pelos Dragões da Independência no Palácio da Alvorada.


Fotos


MPF-PGR


Catedral


Dragões da Independência


Congresso Nacional


Gabinete Deputado Marco A. Tebaldi


Gabinete Senador Paulo Bauer


Senador Luiz Henrique da Silva


Ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti


Ministro Marco Aurélio


Dr. João Marcos Buch - Juiz Corregedor de Joinville-SC


TST


Academia Nacional de Policia


Conselho Federal OAB


Ministro Rosa Filho - STM


Palácio do Itamaraty


TSE


Palácio do Planalto


STJ


   Associação Catarinense de Ensino / Faculdade Guilherme Guimbala - ACE / FGG - Todos os direitos reservados